(46) 3263-1155

PALMAS - PR

Ciclovia do IFPR está às escuras novamente

Publicada em 04/07/19 as 21:09h por RADIO GUARIBAS FM - PALMAS - PARANA - 243 visualizações


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: RADIO GUARIBAS FM - PALMAS - PARANA)
Pela segunda vez nesta administração, os trabalhos de reparos e recolocação dos fios que ligam os postes de iluminação da ciclovia na Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, proximidades do IFPR. Os fios que ficam enterrados e protegidos por mangueiras foram novamente alvo de vandalismo e furto. Praticamente todo o percurso de aproximadamente 2 km, está às escuras, causando transtorno e insegurança aos usuários que veem no local um espaço adequado para práticas esportivas e caminhadas. Há poucos meses a administração municipal refez todas as ligações num investimento de aproximadamente R$ 40 mil.
Embora haja a certeza que os reparos serão novamente refeitos os usuários terão que aguardar, pois o procedimento requer a realização de licitação para aquisição do material.
Além do local, a secretaria de Agricultura e meio Ambiente também foi vítima deste tipo de ação.     
O secretário de Administração, Felipe Zanoello, comenta sobre os furtos que estão ocorrendo em departamentos da prefeitura, “Infelizmente aqui em Palmas, não somente na nossa administração como nas passadas, quando é investido em patrimônio público uma certa parcela da população possui o costume de destruir, furtar ou quebrar e isso acaba passando a impressão de ser cultural, claro que a maior parte da população é trabalhadora é veste a camisa pelo município, entretanto, algumas pessoas acreditam que essas atitudes são interessantes. A ciclovia  é utilizada tanto para caminhadas, ciclismo e como caminho para o IFPR e agora, por conta desses meliantes, as pessoas terão uma grande dificuldade de utiliza-la durante a noite, por terem furtado toda afiação elétrica que ilumina a ciclovia, vale ressaltar, que só na administração atual, isso ocorreu pela segunda vez”, pontuou.
O secretário de Infraestrutura Joselito comentou sobre o serviço que acaba dificultando quando ocorre esse tipo de furto. “Nós da infraestrutura possuímos uma certa demanda de trabalhos, como meio-fio, asfalto e tubulações, ou seja, quando nos deparamos com situações assim, precisamos parar com nossas obras para refazer o serviço que já estava pronto, sendo que este teve custo aproximado de R$ 40.000,00 sem levar em consideração a mão de obra. Além disso, esse processo acaba sendo demorado, principalmente por ter que entrar com um processo licitatório novamente que acaba ocorrendo durante três a quatro meses, é bom destacar também que esses serviços são frutos dos impostos da população, ou seja, quando esse tipo de situação ocorre, utilizamos verbas que poderiam ser aplicadas em outras melhorias e investimentos no município, principalmente por este serviço já ter sido feito anteriormente”, ressaltou.
André Bueno (carrinho), usuário assíduo da ciclovia comentou sobre as dificuldades que os usuários estão enfrentando diante a falta de iluminação. “Estamos praticamente toda noite utilizando este local, principalmente por ser de fácil acesso para realizarmos nossos treinamentos, mas por conta dos furtos o que o torna um local de grande periculosidade. As pessoas que roubam esses fios, precisam ter um comprador, por isso, seria interessante que estes receptadores, se conscientizem, pois isto também sai dos seus próprios bolsos e além disto entrem em contato com as autoridades para que elas possam fazer seu trabalho”.
A secretária de Agricultura e Meio Ambiente também acabou sendo vítima de furtos destes e outros materiais. O secretário Edson Cassaniga (Magrão), lamentou o ocorrido que também acarretará custos extras para a administração.  “A secretaria fica sediada no Parque de Exposições Pé Vermelho e após a ExpoPalmas foi realizado grandes investimentos no parque, para os próprios munícipes poderem utilizar o espaço para realização de eventos. Frequentemente nos deparamos com furtos, houveram mais de três, inclusive de fios, que acaba tornando o local inapto para utilização, pedimos para que as pessoas que presenciarem a venda desses fios, que entrem em contato com as autoridades, pois a administração dedica investimentos para tornar esses espaços disponíveis para a população desfrutar, além de que é necessário fazer novos investimentos para reparar o que já estava pronto”, finaliza.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
Enquete
Qual dessas Redes Sociais voce acessa?

 Instagram
 Youtube
 Facebook
 Twitter







.

LIGUE E PARTICIPE

46-3262-5982

Visitas: 19889
Usuários Online: 9
Copyright (c) 2019 - RADIO GUARIBAS FM - PALMAS - PARANA