(46) 3263-1155

PALMAS - PR

Palmas-PR realiza o Primeiro Duelo de MCs da cidade

Publicada em 01/07/19 as 16:50h por Alessandro Gomes - 495 visualizações


Compartilhe
   

Link da Notícia:

Confronto de Mc's - Bate e Volta  (Foto: RADIO GUARIBAS FM - PALMAS - PARANA)

“O que acontece aqui? Duelo de MCs. O que aconteceu aqui? Duelo de MCs!”. Esse grito foi ouvido pela 1ª vez em Palmas-PR, e foi ouvido em toda cidade, diretamente do Ponto Turístico mais famoso de Palmas-PR, o Parque da Gruta, no Centro da cidade. 

O dia 30 de junho de 2019, domingo, entrou para história do cenário Rap de Palmas-PR, pois com a Organização do Grupo Rap Almas, o último final de semana não foi o mesmo. Ele foi muito diferente.

 A cidade de Palmas-PR, através do Grupo Rap Almas, realizou o 1ª Batalha de Rap do município, onde reuniu amantes do rapper de toda a região. 

Com mais de 16 (dezesseis) inscritos, as apresentações foram um show a parte. Tudo com entrada franca.

 As batalhas de Mcs, também conhecida como duelo de Freestyle, são encontros de hip hop onde dois mestres de cerimônia (MC's) batalham entre si com rimas improvisadas, podendo ser a capela (sem som) ou com um beat (batida) tocada por um DJ, o tempo varia de acordo com a organização da roda cultural. 

As duas modalidades mais conhecidas na cena do rap são chamadas de batalha do conhecimento e batalha de sangue.
A batalha do conhecimento tem como principal objetivo desenvolver rimas sobre temas pré-estabelecidos pela organização ou pela platéia durante o evento.
A batalha de Sangue não existe tema, o conteúdo é livre e tem como foco atacar(verbalmente) e responder o ataque do adversário através do freestyle.
 

Dentro da modalidade Batalha de sangue, existe 2 tipos de duelo, batalha tradicional(como começou) e bate-volta(aparecendo mais nos últimos anos).

  • Na batalha tradicional um mc inicia a batalha atacando o oponente (30/40 segundos em média), depois o adversário tem a mesma quantidade de tempo para responder o ataque.
    No 2º round os papeis se invertem e assim termina o duelo. Caso haja empate entre os round, acontece o 3º para decidir quem foi o vitorioso e o último Mc que rimou começará atacando.
  • Na batalha bate-volta os Mcs se atacam no formato 4x4(4 versos 4 vezes). Cada Mc rima 4 versos de forma intercalada até que ambos tenham rimado 4 vezes. Essa modalidade exige um pensamento mais ágil, é muito utilizada no 3º round das batalhas tradicional para desempatar.

As batalhas de Mcs surgiram enquanto o Hip hop dava seus primeiros passos em meados dos anos 70 no subúrbio de Nova York.
Os subúrbios de Nova York enfretavam diversos problemas sociais como pobreza, racismo violência, falta de infraestrutura e o jovens encontravam nas ruas refúgio para o lazer.

Nesses bairros do subúrbio existiam festas de rua com equipamentos de som ou carros chamado de "Sound System"(carros equipados com som potente).

Foi o DJ Kool Herc que levou para as ruas do Bronx os famosos Sound System e introduziu modo de cantar com rimas bem elaboradas como forma de expressão e discurso, com muita informação (algumas politizadas outras banais) com pouca melodia, esse contexto foi o pontapé inicial para o surgimento do RAP, que siginifica rhythm and poetry (ritmo e poesia). 

Nascia, então, diferentes movimentos como Block Parties, festas animadas por MCs que discursavam sobre a comunidade e vida coridiana, organizadas pelo DJ Hollywood e organizações de batalhas artísticas entre gangues.

Com a difusão da cultura pelo subúrbio de Nova York, principalmente pelas ruas de Bronx entusiastas levavam seus toca discos com microfone e amplificadores e começavam a rimar pelas ruas. Quem mandava melhor no microfone ganhava, a votação acontecia com as próprias pessoas que estavam assistindo.


Em Palmas-PR, sagraram-se campeões:

1º Lugar: MC Paulista, faturou um troféu e uma tatuagem de 200 reais da Zabell Tattoo  

2º Lugar: Davizera de Abelardo Luz, faturou um troféu, um bucket é uma camiseta da Loja Adrenalina  

3º Lugar: Douglas, faturou um troféu e um bucket da Loja Adrenalina

 

Segundo, Mateus Favero, um dos organizadores do evento, a 2ª Batalha vem ai com força total, e , com a inovação do segmento feminino participando . 

Favero, agradeceu a todo o grupo, colaboradores Rádio Guaribas FM e Lojas Adrenalina, por confiar no Rap Palmense!!!!!!

 





ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
Enquete
Qual dessas Redes Sociais voce acessa?

 Instagram
 Youtube
 Facebook
 Twitter







.

LIGUE E PARTICIPE

46-3262-5982

Visitas: 19893
Usuários Online: 9
Copyright (c) 2019 - RADIO GUARIBAS FM - PALMAS - PARANA