'Imagem do Brasil está desgastada, mas piora não precisa ser permanente', diz Ilan Goldfajn

Para presidente do conselho do Credit Suisse no Brasil e ex-comandante do BC, investidores têm dúvidas em relação às contas públicas e à capacidade de o país acelerar o crescimento econômico. Ex-presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn diz que a imagem do Brasil está desgastada entre os investidores internacionais. Há dúvidas em relação aos rumos das contas públicas e à capacidade de o país acelerar o crescimento. Mais: o descuido com o meio-ambiente e o descontrole da pandemia de coronavírus também tornam a imagem do país nebulosa no exterior.

Ler matéria completa

'Falta uma agenda de recuperação da economia', diz Laura Carvalho

Pesquisadora do Centro de Pesquisa em Macroeconomia das Desigualdades (Made) da Universidade de São Paulo, economista diz que o país precisa avançar com uma agenda de investimentos e de transferência de renda se quiser se beneficiar de forma mais intensa do boom de commodities. A economista Laura Carvalho avalia que o Brasil enfrenta uma grande incerteza com o rumo da pandemia de coronavírus e não tem uma agenda capaz de garantir uma recuperação robusta da atividade econômica.

Ler matéria completa

De onde vem o que eu uso: milho e mandioca viram plástico sustentável e até comestível

O chamado bioplástico tem a vantagem de ser feito de fontes renováveis, como plantas, mas enfrenta desafios para substituir o plástico tradicional. Pesquisa usa o item para ajudar pacientes com Covid. Bioembalagens podem ser feitas a partir da fécula da mandioca e do milho, além de outros componentes do agro.

Ler matéria completa

Produtores estimam queda na safra de erva-mate para 2021 no RS

Falta de chuvas em 2020 e geada no ano anterior devem impactar na colheita do produto, segundo dados do setor. Colheita da erva-mate iniciou no fim de maio. Colheita de erva-mate foi aberta no fim de maio

Ler matéria completa

'Revisão da vida toda' pode aumentar valores de aposentadorias; entenda

A ação que inclui os salários de contribuição anteriores a julho de 1994 no cálculo dos benefícios será analisada pelos ministros entre os dias 4 e 11 de junho. O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou a data do julgamento da chamada “revisão da vida toda” que poderá levar ao aumento nas aposentadorias e pensões de milhares de segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A ação, que inclui os salários de contribuição anteriores a julho de 1994 no cálculo dos benefícios, será analisada pelos ministros entre os dias 4 e 11 de junho.

Ler matéria completa

CPI da Covid: grupo conhecido como 'G7' ganha integrante da bancada feminina

Conhecido como "G7", o grupo majoritário de integrantes da CPI da Covid, formado por senadores de oposição de independentes, ganhou uma integrante da bancada feminina.

Ler matéria completa

Auxílio Emergencial 2021: Caixa libera saques e transferências a nascidos em março; veja calendários

Pagamento da segunda parcela do benefício terminou em maio para todos os públicos; veja os calendários das próximas parcelas. A Caixa Econômica Federal (Caixa) libera nesta quarta-feira (2) os saques e transferências da segunda parcela do Auxílio Emergencial aos beneficiários que não fazem parte do Bolsa Família nascidos em março, que receberam a parcela em poupança social digital no dia 19 de maio.

Ler matéria completa

Agência Nacional de Águas declara situação crítica de escassez hídrica em áreas de cinco estados

Decisão atinge Região Hidrográfica do Paraná, que abrange MG, GO, MS, SP e PR. Declaração abre caminho para medidas contra escassez de água devido ao período seco. A Agência Nacional de Águas (ANA) atendeu a um pedido do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) e declarou nesta terça-feira (1º) situação crítica de escassez dos recursos hídricos na Região Hidrográfica do Paraná, que abrange parte dos territórios de seis estados (GO, MG, MS, PR e SP).

Ler matéria completa

Congresso derruba vetos de Bolsonaro a projeto que prorrogou auxílio para setor cultural

Lei que garantiu auxílio foi aprovada em 2020, mas parte do valor não foi paga porque regulamentação atrasou. Congresso, então, aprovou novo texto em 2021, vetado por Bolsonaro. O Congresso Nacional derrubou nesta terça-feira (1º) os vetos do presidente Jair Bolsonaro ao projeto que prorroga o auxílio emergencial para profissionais do setor cultural, estabelecido pela Lei Aldir Blanc.

Ler matéria completa

Bolsonaro sanciona lei que cria pedágio proporcional à distância percorrida, informa secretaria

Lei não especifica se regra vale somente para rodovias federais, estaduais ou para todas. Atualmente, pedágios cobram valor fixo por veículo conforme a categoria . Pedágio na Linha Amarela, no Rio de Janeiro

Ler matéria completa